Seminários – Ensino e Educação para a era do Relacionamento

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O ciclo de Seminários “Ensino e Educação para a era do Relacionamento” visa introduzir conceitos e reflexões concernentes aos desafios do ensino e educação frente ao atendimento às novas gerações, apresentando uma visão clara das características de comportamento, personalidade e temperamento das crianças das novas gerações
Esclarece e apresenta caminhos metodológicos para aplicações práticas pedagógicas inovadoras a nível mundial e adaptadas à realidade brasileira.

Aborda questões que atendem aos anseios mais gritantes dos profissionais de educação, desmistificando ideias preconcebidas relacionadas à tecnologia e à mídia eletrônica, mundo virtual com a influência das mídias sociais e sua influência no comportamento infanto-juvenil e sua relação com interesse e participação dos alunos em sala de aula.

Alude a metodologias ativas simplificadas em comparação aos métodos tradicionais, aplicáveis de forma eficiente e aceleradora no ambiente escolar.

Incentiva os profissionais de educação, trazendo ânimo novo e esperança participativa, ajudando a mudar a atitude de enfrentamento dos desafios de sala de aula e sua relação com a Família e Meio Ambiente.

Aponta opções para o uso eficiente dos recursos de tecnologia de forma a utiliza-los como ferramentas de agregação e aceleração do aprendizado, religando o aluno assistido ao mundo real, remodelando o equilíbrio necessário entre ambiente real e virtual.

Discute as tendências futuras, abrindo campo a reflexão de forma a facilitar a programação de metas a curto, médio e longo prazo, concernente ao ensino e educação para os próximos anos, frente a era do relacionamento no porvir.

Seminários:

1- Tecnologia, Ensino e Educação: Aliados ou inimigos?

Alude aos efeitos da tecnologia no desenvolvimento humano, esclarecendo e desmistificando a influência da tecnologia e meios de comunicação no desenvolvimento humano e social. (duração: Interativa três horas, expositiva duas Horas)
Tópicos:
Evolução:
Imprensa;
Televisão;
Vídeo Game;
Computador;
Celular / Smartphone;
Sala de Aula;
Tecnologia de Ensino.
Problemas:
Estrutura e Política;
Profissionais;
Socioculturais;
Didático-pedagógicos;
Desafios:
Disciplina e Liberdade;
Foco, Atenção e Dinamismo;
Organização Física e Virtual;
Ambiente Virtual e Ambiente Físico;
Ensino e Educação;
Soluções:
Métodos Tradicionais & Métodos Ativos;
Quatro Paredes X Mundo;
Notas X Estímulo;
Vestibular X Vocacional;
Ambiente Virtual X Meio Ambiente;
Informar X Formar;
Aprendizagem Mecânica X Significativa;
Conclusão:
Então? Aliados ou Inimigos?

2- Modelando a aprendizagem na era virtual: uma abordagem para a educação integral.
Apresenta uma modelagem inovadora, acompanhada por princípios de neurociências e psicologia modernas, fazendo uma releitura de grandes estudiosos da educação e correlacionando com novos conhecimentos cientificamente plausíveis, modelando o comportamento, raciocínio lógico e emocional, evolução do pensamento e mecanismos de aprendizado, baseados na evolução natural do cérebro humano.

Apresenta uma nova proposta de metodologia de ensino, baseada em métodos ativos modernos e tendo por base o descobrimento e uso da vocação, curiosidade, desejos e necessidades dos alunos.

Duração: Interativa vinte horas, expositiva onze horas.
Tópicos:
Evolução do Instinto à sabedoria: (60min)
Instinto;
Fases;
Interações;
Razão;
Sentimento;
A era do relacionamento.
Ciclo Comportamental: (120min)
Comportamento Cíclico do Universo;
Comportamento Espiral ascendente progressivo da aprendizagem;
Estímulos;
Processamento;
Raciocínio e Tirocínio;
Pensamento e reflexão;
Personalidade;
Temperamento;
Conhecimento / memória;
Distúrbios do comportamento;
Estado Vibracional;
Enfrentamento / Atitudes;
Hiperativo – Conturbador;
Proativo – Acelerador;
Ativo – Libertador;
Reativo – Atravancador;
Inativo – Estagnador;
Repulsivo – retrocessor;
Lei de Causa e Efeito;
Dor / Recompensa;
Efeito Imediato / Tardio.

Freios e Aceleradores do desenvolvimento: (120min)
Aceleradores;
Altruísmo / Solidariedade;
Perdão (caridade);
Responsabilidade (controle);
Disciplina / autodisciplina;
Autoconhecimento / vocação;
Conhecimento / verdade;
Expressão / arte;
Objetivos e metas / Sonhos atingíveis;
Distúrbios / doenças:
Embotadores;
Entorpecentes;
Disruptivos;
Desviadores;
Conturbadores;
Físicos / Orgânicos;
Discalculia;
Disgrafia;
Hiperatividade;
Dislexia;
TDAH;
Déficit de Atenção

Emocionais;
Orgulho / egoísmo
Culpa / Remorso;
Ansiedade / Stress;
Solidão / Solidá;
Ideia fixa / Teimosia / fanatismo;
Mágoa / rancor / ira / ódio;
Ilusão;
Insegurança;
Rotina;
Pensamento Cognitivo: (60min)
Interação (mundo externo);
Impressão;
Expressão Motriz;
Raciocínio / tirocínio;
Memória Longa duração;
Memória de curta duração;
Ancoragem;
Ressonância.
Desenvolvimento do pensamento: (60min)
Fragmentário;
Simples;
Complexo;
Dinâmico;
Avançado;
Distúrbios;
Canalizadores;
Aprendizagem: (120min)
Deflagradores;
Geradores de Interesse;
Métodos / Mecânismos;

Universo Espectral: (60min)
Espectro eletromagnético e sentidos;
Transformadas de Fourier e onduletas
Distribuição dos Sentidos no cérebro;
Estrutura tempo espacial do cérebro;
Estado Vibracional;

Proposta metodológica ativa (religare): (30min)
Desenvolver o Sentimento;
Desenvolver os sentidos;
Desenvolver o comportamento;
Desenvolver a aprendizagem;
Desenvolver Estado Vibracional (emocional)
Desenvolver o Pensamento;
Desenvolver o Raciocínio;

Proposta de formação Integral: (30min)
Tecnologia – Ferramentas Ativas Aceleradoras;
Educação – Modelar o comportamento / formar o cidadão;
Ensino – Conteúdo ordenado por pré-requisitos em grupos Vocacionais Ensinar a pensar, aprender e ser proativo;
Meio Ambiente – Integração Moral , Social e Sustentabilidade;

3- Metodologia Religare aplicada ao ensino Infanto-juvenil.
Aborda o uso de métodos ativos simplificados e adaptados ao ensino infanto-juvenil e de aplicação prática em sala de aulas brasileiras.
Duração: interativa 180min Expositiva 120 min

Tópicos:

Metodologias ativas aplicadas ao ensino infanto-juvenil;
PBL;
Design Thinking;

Modelos de Ensino modernos – (Cases mundiais);
Escola da Ponte (Portugal)
Projeto âncora (Brasil)

Metodologia Religare aplicada à realidade brasileira;
Ensino Vocacional;
Educação;
Tecnologia;
Meio Ambiente;
A era do relacionamento.

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